domingo, 7 de junho de 2009

Pequenos detalhes que fazem toda diferença no ministério de louvor

Esse texto foi escrito por mim e entregue ao ministério de Louvor Som do Céu (o qual lidero) na semana passada, estou dividindo com os irmãos algo que recebi do Senhor, e espero que lhe ajude também.

Pequenos detalhes que fazem toda diferença no ministério 
de louvor
Você sabia que o ministério de louvor é sempre um dos principais símbolos das igrejas? Pense em qualquer igreja famosa, e sempre virá a sua mente o nome de seus respectivos ministérios de louvor ou até mesmo nomes de pastores, o grupo de louvor influencia muito na igreja, principalmente aos jovens, mas não só a eles, como também ao andamento do culto. Você já se perguntou porquê o período de louvor deve ser o primeiro no culto? Qual o porquê dessa estratégia? Simples, para preparar o ambiente de adoração durante todo o culto.
Cantar no ministério de louvor é bem mais do que se exibir a um público, ou cantar, é levar a igreja à adoração, a tocar o coração de Deus. E para que isso aconteça, a adoração deve vim daqueles que estão ministrando, não somente dos que estão cantando, mas dos que estão tocando também! Mas você sabe porque a cobrança é maior para quem está cantando? Pois há uma batalha espiritual durante o culto e quem está ministrando precisa está diretamente ligado com Deus, e quem está cantando é quem está reproduzindo a oração de gratidão ao senhor, a adoração.
As pessoas podem ouvir uma linda orquestra tocar, mas não há letra, e os vocais que fazem a oração que leva o público a orar junto, os músicos ornamentam essa oração e devem contribuir com unção, fazendo dos instrumentos e vozes uma só adoração. Para construir esse ambiente espiritual deve-se primeiro estar atento à alguns detalhes que fazem toda a diferença, tais como:
  • Ser pontual aos ensaios. É muito importante para o bom rendimento e união de todos do ministério
  • Participar ativamente dos ensaios. Por mais que já tenhamos ensaiado aquela música sempre é importante repassá-la, para detectar possíveis falhas técnicas e verificar também a união e o entrosamento do grupo.
  • A adoração começa do ensaio. O ambiente de adoração precisa começar desde o ensaio, nesse momento não cante somente, declare cada palavra dita, faça da canção uma oração que vem de dentro de ti.
  • Interseção. Essa é a palavra chave para o sucesso de todo ministério, devemos orar sem cessar, durante os dias da semana, ao chegar na igreja, antes dos cultos, depois do louvor e até mesmo na hora do louvor! Quando estamos fazendo backing vocal e não estamos cantando ainda, naquele momento que a voz principal está solando, nesse momento devemos clamar pela Glória de Deus, e não ficar em inércia olhando para os cantos sem fazer nada, devemos aproveitar cada tempo vago orando.
  • Entrega. O dia de Domingo deve ser somente dedicado ao Senhor e nada mais, pois Deus requer de você um dia da semana na qual você se importe somente com ele e mais nada. Não devemos marcar nenhum compromisso pessoal no Domingo, mas passar esse dia orando, ensaiando em casa, lendo a Bíblia e buscando ao senhor, Se você puder, busque a Deus com sua família, se não puder, escolha um canto da sua casa para se separar de tudo e se ligar com Deus, às vezes no Domingo perdemos muito tempo assistindo TV, mexendo no computador, arrumando a casa, cuidando de tudo, menos da espiritualidade e comunhão com Deus. Podemos sim fazer todas essas coisas, mas no mínimo devemos tirar uma ou duas horas pra Deus, porém ele quer de você todo o dia de Domingo, pois segundo a Bíblia devemos dar a Deus um sétimo de nosso tempo, ou seja, um dia da semana em que Deus seja a única preocupação. Jejuns também ajudam na espiritualidade para mostrar a sua carne que você tem controle sobre ela.
Devemos estar atentos a esses detalhes constantemente e colocá-los em prática todos os Domingos. E além desses há alguns outros detalhes para o crescimento físico e espiritual do ministério, como:
  • Evangelismo. O foco principal de todo cristão, devemos nos unir para construir estratégias de evangelismo em diversos lugares, devemos trazer visitantes na igreja, por que quem sabe,essas almas que ganharmos podem nos ajudar futuramente no ministério
  • Ler a Bíblia. Fundamental para o crescimento espiritual
  • Aprimorar técnicas musicais, devemos entregar o nosso melhor pra Deus, pois Ele merece.
  • União no ministério, não guarde nenhuma raiz de amargura com nenhum irmão, perdoe-o, peça misericórdia a Deus, ore por todos do ministério, tente ter mais contato com os integrante mais que uma vez na semana, uma ótima dica é não ser “crente domingueiro”. A partir de agora vamos tentar a vim nos cultos de Sexta-feira que têm sido uma grande bênção e claro que o Domingo de manhã e noite é lei de qualquer componente do grupo.
  • Orar sem cessar. Ore todos os dias pelo ministério, pela igreja e pelos líderes da igreja.
  • Intimidade com Deus, busque-O freqüentemente.
  • Compromisso. Ensaiar as músicas durante a semana, ser pontual aos ensaios ajuda muito no desenvolvimento ministerial.
A situação do ministério de louvor sempre vai se espelhar na situação espiritual de toda a igreja, pois uma igreja sedenta, unida e adoradora, é espelho de um ministério próspero.

Por: Lucas de Souza

Nenhum comentário: