domingo, 6 de julho de 2014

Falo por aqui por que não me sinto confortável falando com o mundo, mas ao mesmo tempo quero falara para todos. Nada melhor que um blog que ninguém lê. Eu quero confessar que a cada dia me sinto mais cínico em relação a tudo e a todos. Começou quando me tornei cínico em relação a mim e passei a desacreditar nas minhas qualidades nobres de humano civilizado. Por isso eu tenho lido mais que o comum, é ao mesmo tempo uma fuga da realidade e uma afirmação ao meu cinismo. No começo era legal tentar prever as pessoas, agora perdeu a graça, principalmente por que eu sempre acertava.
Eu tenho um grande defeito-qualidade, sou extremamente diplomático e imparcial (menos em assuntos em assuntos gritantes e que já defini solidamente minha opinião, o que são poucos tópicos). Mas juro que não forço nada, só vejo muita gente por aí defendendo opiniões que não são suas e que mal conhecem. Quando não me jugo perito num assunto, eu formo minha opinião, mas não o defendo e não me sinto ofendido quando alguém tem outra diferente. Eu consigo ser o melhor amigo de duas pessoas que se odeiam (isso já aconteceu várias vezes durante minha pouca vida), em todos os debates que participo ninguém entende se eu termino concordando ou discordando com o outro (é que eu aceito outras opiniões, mas continuo com a minha). Assim sou eu. Na verdade a única coisa que me aborrece numa discussão é qualquer discurso que afirme a desigualdade de qualquer gênero entre as pessoas. Patriotismo é outra coisa que me incomoda, mas patriotismo está dentro da pregação da desigualdade, além de ser alienação. Minha única certeza de mundo é que todos deveriam ser iguais, o resto não sei de verdade, mas eu costumo procurar uma explicação pra tudo (mesmo sabendo que provavelmente estou errado). O engraçado é que eu não teria motivos pra ser cínico, eu levo uma vida relativamente boa, nunca fui traído por amigos, nunca testemunhei uma atrocidade humana de perto. Já fizeram coisas ruins comigo, mas sempre perdoei por que fazer coisas ruins é a natureza humana. Se eu vivesse uma vida ressentido com alguém, deveria viver ressentido comigo mesmo, eu sei por que as pessoas fazem o que fazem, eu também faço. Sem falar nas vezes em que eu me traí. Ser tolo é a melhor coisa que uma pessoa pode desejar. Não busquem o auto-conhecimento, vocês poderão perceber que o lado sombrio de você é maior que o lado bom, e que grande parte do lado sombrio está adormecido. Sabendo disso, você passará a ter medo de si mesmo. (Odeio fogos com todo o meu coração) Também não pensem muito na vida, pois a resposta mais lógica é a de que não há droga de sentido nenhum para ninguém estar aqui, já dizia Macbeth. Compreendendo isso, o mais lógico a se fazer é passar não viver, é deixar os dias passarem e orar a Deus para que eles passem sempre mais depressa.
Por isso, seja tolo. Viver na angústia de estar sempre a procura por um sentido é melhor que perceber que não há sentido. Achar que todos e você são bons é melhor que viver com medo de todos e de si. Não compreender as pessoas e a si é melhor que compreendê-las ao ponto de se enjoar de todos e de si. Seria melhor queimar todos os livros para que todos sejam felizes. Ou melhor, não queimem os velhos romances com cavalheiros reluzentes e belas ninfas, e nem os livros de auto-ajuda.

Nenhum comentário: